As dívidas bancárias podem se tornar um grande problema se você deixar de pagar as parcelas, mas há algumas formas de você negociar sua dívida bancária em atraso e sem sair de casa. Vem saber quais as opções e como o escritório José Cajazeiro Advocacia pode te ajudar.
Tenho dívidas bancárias em atraso, e agora?
A primeira coisa a ser feita quando você tem uma dívida bancária é mapear todas suas dívidas, pois cada uma delas possuem características diferentes, principalmente quando falamos de cartão de crédito, por exemplo.
Em seguida faça pesquisa em outros bancos e veja se há juros menores e condições mais vantajosas, a opção de portabilidade da dívida pode ser uma boa escolha nesses casos.
Caso a portabilidade não seja uma boa opção, tome a iniciativa para negociar suas dívidas, para isso há alguns programas de renegociação.
Serasa Limpa Nome
O Serasa Limpa Nome é o maior programa e a maior plataforma de renegociação de dívidas do país, por meio dele é possível conseguir descontos de até 90%. Para participar do programa não é preciso pagar nada e a negociação pode ser feita sem sair de casa e em poucos minutos pelos canais oficiais da Serasa, como site, aplicativo e até WhatsApp, você também pode ir até uma Agência dos Correios. É possível ter acesso a diversas opções de pagamentos e escolher a melhor data de vencimento.
Como funciona o processo de negociação
Tudo começa com um primeiro contato, tanto o cliente quanto a empresa podem entrar em contato em busca de uma negociação. Após o primeiro contato a instituição avalia o histórico e define as condições que podem ser oferecidas, o banco então poderá apresentar opções de parcelas menores, redução de juros, ampliação de prazos ou descontos para pagamento à vista, lembrando que o banco é que irá definir quais dessas condições irá oferecer ao devedor. Caso essa nova proposta seja aceita, ela substitui o contrato original com as novas condições.
Que tipos de dívidas podem ser negociadas?
As dívidas que podem ser negociadas envolvem empréstimos pessoais e consignados, financiamentos de veículos e imóveis, cartão de crédito, cheque especial e crédito rotativo, entre outras pendências.
Quais os benefícios de renegociar a dívida?
Cada banco oferece diferentes benefícios para quem deseja pagar sua dívida bancária, mas há alguns benefícios comuns entre diferentes instituições. São eles:
Descontos
Os descontos são comuns na hora da renegociação, muitas instituições oferecem reduções no valor total para que o devedor consiga quitar a dívida, o desconto para o pagamento à vista costuma ser ainda maior.
Parcelas acessíveis
A redistribuição do valor devido em parcelas menores e que cabem no orçamento também são comuns, não há a redução da dívida, mas sim a diminuição das parcelas.
Redução dos juros
Os juros normalmente são os responsáveis pelo grande aumento no valor da dívida, é comum que os bancos ofereçam juros menores para que a dívida seja quitada.
Aumento do prazo de pagamento
Caso a dívida não seja paga no prazo estipulado, as chances do branco entrar com um ação judicial é maior, por isso, é comum que eles aumentem o prazo de pagamento.
Consolidação dos débitos
Se você tem diversos tipos de dívidas no mesmo banco, é comum que ele ofereça agrupar todas as dívidas em um mesmo contrato, o que facilita o pagamento.
O que acontece se eu não cumprir com a renegociação?

Se você não cumprir com o que foi renegociado com o banco, as consequências podem ser muito duras. Saiba quais são a seguir.
Retorno da dívida ao estado original
Caso o que for combinado não seja cumprido, o banco pode cancelar os novos termos, ou seja, a dívida volta ao formato original, o que torna ainda mais difícil quitar.
Dificuldade para conseguir crédito
Quando você para de pagar sua dívida, seu nome retorna para a lista dos órgãos de proteção ao crédito, o que dificulta a obtenção de novos financiamentos, abertura de contas bancárias, entre outros serviços que exigem análise de crédito.
Ação judicial
Esta acaba sendo a última etapa dos bancos, quando ele recorre a medidas legais para tentar recuperar o valor devido, entre as consequências estão o bloqueio das contas bancárias e a penhora de bens para saldar a dívida, ou seja, bens como veículos, imóveis e até valores em conta corrente podem ser leiloados para quitar a dívida.
Como o escritório José Cajazeiro Advocacia pode te ajudar?
Quando você possui uma dívida bancária, ela pode afetar diversas áreas da sua vida, além de impedir que você consiga crédito. No escritório José Cajazeiro Advocacia contamos com advogados especialistas em dívidas que vão te auxiliar em todo o processo de renegociação. Saiba quais são a seguir.
Revisão de contrato
Nossos advogados especialistas em dívidas bancárias vão revisar o contrato, em busca de taxas, juros e cláusulas abusivas, que podem reduzir e muito o tamanho da dívida.
Plano de pagamento da dívida
Caso você se enquadre na Lei do Superendividamento, criamos um plano de pagamento da dívida que funcione para ambas as partes, tentando ao máximo preservar os bens do cliente. O objetivo é apresentar esse plano ao juiz responsável pelo caso com a finalidade de facilitar as negociações.
Acompanhamento da ação judicial
Durante todo o desenrolar da ação judicial você contará com a orientação e o acompanhamento dos nossos advogados especialistas em dívidas bancárias. Esse processo pode ser feito totalmente online.
Há diversas formas de negociar sua dívida bancária sem sair de casa, seja por meio de órgãos de proteção de crédito ou com a ajuda de um advogado especialista em dívidas bancárias. Precisa de uma ajuda para negociar a sua? Entre em contato.
Crédito foto de capa: Karolina Grabowska





